A importância do BI para a tomada de decisões

informacao tomada de decisao 300x180 - A importância do BI para a tomada de decisões

 

Estamos vivendo a era da informação, onde milhões de novos dados são registrados mundo afora a cada minuto. Diante desse cenário em constante mudança, com uma imensidão de dados gerados e necessidade por decisões mais assertivas que elevem a produtividade, organizações estão adotando o BI em seus negócios.

 

BI (acrônimo de Business Intelligence; ou Inteligência de Negócios, em português) nada mais é do que um processo. Trata-se de um conjunto de técnicas e conceitos que visam gerar insights que possam dar direcionamento e suporte às tomadas de decisões, de modo a contribuir com o aperfeiçoamento de produtos, serviços, processos e todos os demais pontos de melhoria que os dados indicarem.

 

Como aplicar o BI?

 

O processo de aplicação de BI pode ser sintetizado nas seguintes etapas:

 

  1. Primeiramente, é necessária a coleta e organização de dados – Nesta etapa, os dados são coletados a partir de suas origens e organizados de acordo com suas especificidades.
  2. Com os dados disponíveis, seguimos para a visualização e análise de dados – Ou seja, dados são apresentados de forma visual e compreensível à visão humana para que sejam analisados aspectos quantitativos e/ou qualitativos.
  3. O próximo passo é o compartilhamento e monitoramento de dados – Nesta etapa, dados são compartilhados entre envolvidos diretamente nas tomadas de decisões, de modo a expandir e contribuir com a inteligência coletiva desse grupo. A partir do compartilhamento, os dados devem ser monitorados. Ou seja, deve ser feito o acompanhamento do que está acontecendo com base na coleta e análise inicial.
  4. Por fim, o resultado das etapas anteriores são os insights e o suporte à tomada de decisões – Por exemplo, a partir de um relatório ou dashboard gerado com base nos dados, os envolvidos terão todas as informações necessárias resumidas de modo objetivo para suportar suas tomadas de decisões totalmente baseada em evidências.

 

Esse é o conjunto de etapas a serem seguidas para se aplicar o BI, mas é importante salientar que não basta aplicá-las uma única vez para obter grandes resultados. Isso, pois o BI é um processo constante, sendo necessário que essas etapas sejam continuamente repetidas em ciclos regulares para que não haja o risco de se perder nenhum insight no momento certo.

 

BI aplicado à Construção

1238 300x169 - A importância do BI para a tomada de decisões

Business intelligence concept man pressing selecting BI

 

O processo de inspeção da qualidade dos serviços executados em obra pode ser uma grande oportunidade para aplicação do BI à Construção, devido à ampla gama de dados que são obtidos durante esse processo.

 

O sistema AutoDoc FVS possui uma estrutura completa para registro e armazenamento de dados referentes a inspeções em obras, tendo como destaques a praticidade para registros  in loco via dispositivos móveis e a inteligência de sistema para geração de relatórios com dados compilados baseados em evidências.

 

O sistema conta com um Dashboard completo e interativo que apresenta informações como:

  • Andamento Geral da Obra, que ilustra a situação das torres e de seus respectivos pavimentos (indicando, por exemplo, se as inspeções já foram concluídas, se estão em andamento ou se ainda não foram iniciadas);
  • Andamento de Verificações por Local, que ilustra a situação detalhada dos pavimentos por local;
  • Andamento Geral por Serviço, que ilustra o progresso de inspeções por serviço;
  • Índice de problemas por FVS, que apresenta os serviços com maior percentual de Não Conformidades;
  • Índice de problemas por Etapa de Serviço, que, a partir de um serviço pré-selecionado, exibe ordenadamente as etapas com maior índice de Não Conformidades.

 

Além disso, o FVS conta também com um envio mensal do relatório analytics gerado com a ferramenta Power BI, que complementa os dados exibidos no Dashboard do sistema.

 

Com todas essas funções, o FVS é a ferramenta ideal para gerar insights e dar suporte às tomadas de decisões no âmbito da qualidade de obras.

 

Para mais informações,entre em contato conosco através do telefone (11) 5090 1290 ou pelo e-mail comercial@autodoc.com.br