Construção Civil: 5 principais tendências para 2019

Conheça agora as principais tendências para o mercado da Construção em 2019.

Após período de baixa, o mercado volta a apresentar sinais de otimismo. As perspectivas do mercado para esse ano são promissoras.

De acordo com dados da FGV, o Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 1,5 ponto em outubro passado, avançando de 80,3 para 81,8 pontos. Paralelamente, o Índice de Expectativas (IE-CST) cresceu 2,3 pontos e chegou a 91.

graficoestatistico icst out2018 - Construção Civil: 5 principais tendências para 2019

 

Com o crescimento da confiança e expectativa de aumento de investimentos nos próximos anos, empresas com capacidade de se adaptar e antecipar tendências sairão na frente da concorrência. Conheça as principais tendências e prepare-se:

Sustentabilidade

green3 - Construção Civil: 5 principais tendências para 2019

Sustentabilidade ambiental tem sido um tema recorrentemente discutido nos últimos anos, e espera-se que continue assim. A quantidade de resíduos gerados e gases emitidos fazem com que a cadeia de construção demande cada vez mais práticas sustentáveis.

Segundo o Sebrae, dentre os benefícios de uma construção sustentável estão:

  • Redução de aproximadamente 30% no gasto de energia
  • Redução de até 50% no consumo de água
  • Redução de 50 a 80% no descarte de resíduos
  • Economia de 8 a 9% no custo operacional
  • Redução de aproximadamente 35% na emissão de gases do efeito estufa
  • Valorização do imóvel em aproximadamente 10%.

 

Drones

drone1 1024x683 - Construção Civil: 5 principais tendências para 2019

Ao longo dos últimos anos, os drones têm se mostrado extremamente eficazes no mercado da Construção e provaram seu valor.

Um drone equipado com uma câmera é capaz de inspecionar canteiros de maneira ágil, acessar áreas remotas, coletar dados, registrar o progresso da obra, e muito mais.

A Tecnisa é uma das construtoras do mercado nacional que já utilizam drones para acompanhamento do progresso da obra. Registros do progresso são enviados mensalmente aos proprietários das unidades pela área de Relacionamento com o Cliente.

Com a popularização do equipamento e o aprimoramento dos modelos disponíveis, o uso de drones tende a aumentar ainda mais em 2019.

 

BIM

bim1 1024x505 - Construção Civil: 5 principais tendências para 2019

O BIM continua sendo uma das tendências mais populares no mercado da Construção. Atualmente, nenhuma outra tecnologia promove o aumento da efetividade e colaboração como esta.

A possibilidade de se reunir e centralizar informações diversas durante todo o ciclo de vida de um projeto é vista como um catalisador da mudança global na forma com que projetos de construção são planejados, gerenciados e desenvolvidos.

Além de todas as informações compiladas em um só lugar, o BIM possibilita a visualização e compreensão de diversos aspectos do projeto. É utilizado por engenheiros e arquitetos para prever custos, identificar eventuais atritos entre projetos de diferentes disciplinas, e muito mais.

BIM não somente torna o processo construtivo mais colaborativo, mas também o torna mais seguro e ágil.

 

IoT – Internet of Things

iot1 1024x440 - Construção Civil: 5 principais tendências para 2019

O conceito de IoT se trata da aplicação de internet em objetos comuns do nosso cotidiano, como equipamentos, ferramentas, até roupas e vestimentas (wearables).

A inclusão de internet em “coisas” traz benefícios diversos que vão desde o monitoramento de equipamentos e funcionários, economia de energia, geração de dados armazenados em nuvem, até a conectividade com outros objetos.

O IoT aplicado à Construção possibilita uma gestão otimizada do canteiro de obras e das equipes. Além de contribuir com a redução de custos, é capaz de gerar aumento de produtividade e segurança dos envolvidos.

A tendência é que o uso do IoT seja combinado ao BI (inteligência de negócios). Assim, as informações coletadas pelos equipamentos podem ser acompanhadas em tempo real por gestores. E com esses dados armazenados em nuvem, extraem relatórios com dados que os auxiliam na tomada de decisões.

 

Machine learning

machine learning1 - Construção Civil: 5 principais tendências para 2019

O conceito de machine learning (aprendizado de máquina) é definido como o campo de estudo que promove aos computadores a habilidade de aprender com base em informações e experiências anteriores. Na construção civil, as possibilidades de aplicação dessa tecnologia são infinitas. Podem apoiar estratégias de relacionamento com o cliente, garantir melhores níveis de segurança no canteiro, e muito mais!

Como exemplo, em breve o sistema de gerenciamento de documentação legal e fiscal de obras, fornecedores e colaboradores AutoDoc GD4 contará com um robô que será capaz de realizar a análise e aprovação de documentos GFIP automaticamente. Logo, não haverá necessidade de intervenção humana nesse fluxo.