Ficha de Verificação de Serviço (FVS) é um artefato que ajuda a garantir o atendimento a padrões de qualidade de obra. Essa ficha contém informações e indicações a serem consideradas na inspeção do serviço, como aspectos visuais, ângulos, alinhamento, dimensões, desvios permitidos, dentre outras. Com uma boa verificação e controle, evitam-se custos com retrabalho – que geram desgastes entre os envolvidos, desperdício de tempo e de dinheiro.

Gestão de FVS física

Durante muito tempo foi comum o controle de FVS’s no papel. Durante o processo de inspeção de qualidade, os formulários dos serviços deveriam ser impressos e colocados na prancheta para que o responsável pela inspeção os levasse consigo e preenchesse os itens a caneta no formulário. As inspeções eram feitas nos devidos locais (muitas vezes ainda sem iluminação apropriada) e, quando finalizadas, o responsável pela inspeção deveria sentar-se em frente ao computador e digitar todas as constatações identificadas durante a inspeção (normalmente em uma planilha). Somente após o preenchimento dos dados na planilha, ele poderia gerar relatórios e indicadores referentes à inspeção.

Todo esse processo era bem demorado e ainda havia o risco de informações serem perdidas por situações como: dano ou extravio dos formulários em papel, falhas durante o processo de digitação dos dados, problemas no computador que ocasionassem a perda das planilhas de controle, dentre outras.

Gestão de FVS digital

Atualmente, o cenário é bem diferente. Temos a tecnologia como aliada nos negócios de organizações que buscam se manter competitivas e lucrativas. Soluções tecnológicas hoje são requisitos fundamentais para a otimização de operações, elevação da produtividade e economia de recursos. Em processos de gestão da qualidade, não é diferente. Podemos ver um grande movimento no setor em busca de soluções digitais que consigam apoiar o atendimento às exigências da qualidade, como, por exemplo, as definidas pelas normas ISO e pelo PBQP-H.

O processo de inspeção de FVS via software é muito mais ágil e seguro do que o processo efetuado em folha de papel, pois todos os dados de inspeção são enviados para o servidor Autodoc em nuvem assim que o device (smartphone ou tablet) é conectado a uma rede de internet. Isso evita riscos inerentes ao processo de inspeção em papel e ainda agiliza a consolidação dos dados em indicadores, gráficos e relatórios de alto valor que dão suporte à tomada de decisões.

Dentre as informações que podem ser obtidas a partir dos indicadores de sistema, destacamos:

  • Cumprimento de procedimentos e prazos
  • Produtividade de equipes
  • Gargalos no processo de execução dos serviços
  • Identificação de serviços com alto índice de não conformidades e retrabalho
  • Identificação de oportunidades de melhoria do processo
  • E muito mais!

Comparativo FVS no papel x FVS eletrônica

FVS no papel FVS digital
Preenchimento da FVS Formulários físicos (papel) Formulários digitais (via smartphone/tablet)
Risco de perda/extravio de dados Alto Zero
Compilação de dados em relatórios Demorada Imediata
Disponibilidade de dados Limitada Qualquer hora, qualquer lugar

A implementação de um software para gestão de suas FVS’s te deixa livre para se dedicar integralmente às tratativas e melhorias no processo de gestão da qualidade, ao invés de perder esse tempo com tarefas de preenchimento manual.

Agora que você já conhece os benefícios de utilizar a gestão de FVS’s digitais, conheça o software mais completo para inspeção de serviços em obras: Autodoc FVS.

Autodoc FVS

Desde o início, acreditamos na mobilidade como aliada do processo de inspeção da qualidade. A primeira versão do FVS foi lançada em 2008, quando dispositivos móveis ainda não eram amplamente disseminados como hoje, e o desafio era fazer um sistema que rodasse no equipamento Palmtop.

Com a experiência de atender 2000+ obras em todo o território nacional e os 5+ milhões de serviços inspecionados em nossa plataforma ao longo dos últimos 10 anos, evoluímos nossa expertise e convertemos em melhorias para a solução. Novos recursos, novas funcionalidades, novos relatórios, novos gráficos, otimização da inteligência de sistema… só não evoluiu o que ainda não existia. Em compensação, muito foi criado e desenvolvido.

Temos hoje a solução mais completa para gestão de inspeções de FVS. Conheça nossos diferenciais:

Ainda em dúvida se vale a pena controlar suas FVS’s de maneira digital?

Temos uma oportunidade incrível para você!

Faça uma avaliação gratuita sem compromisso do software Autodoc FVS e conheça na prática todas as facilidades e benefícios que o Autodoc oferece.

Ficou interessado? Acesse este link e garanta já sua avaliação gratuita.

Autodoc

Author Autodoc

More posts by Autodoc

Leave a Reply