Sustentabilidade: 3 medidas sustentáveis para aplicar em seu processo construtivo

O Conselho Internacional da Construção (CIB) aponta a indústria da construção como o setor que mais consome recursos naturais, gera grande volume de resíduos e utiliza energia de forma intensa.

Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção. Conforme divulgado pelo portal G1, a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) estima que o Brasil produz 84 milhões de m³ de entulhos.

Como medida para obter reaproveitamento de resíduos, minimização de desperdícios, melhor eficiência energética e consumo consciente de matéria prima, o conceito de sustentabilidade na construção civil tem se difundido mais e mais entre construtoras a cada dia.

Mas sustentabilidade não se define somente pelo aspecto ambiental. Mais do que isso, sustentabilidade é composta por três pilares: econômico, social e ambiental. Logo, para que uma obra seja sustentável, ela precisa ser economicamente viável, socialmente aceita e ambientalmente correta.

 

3 soluções sustentáveis para aplicar em sua construção

Telhado Verde

telhado verde - Sustentabilidade: 3 medidas sustentáveis para aplicar em seu processo construtivo

Telhados verdes são soluções arquitetônicas que consistem na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável, como uma laje impermeabilizada ou um telhado convencional.

Além de serem uma belíssima solução estética, são uma alternativa viável para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas, pois retardam a drenagem, mitigando problemas com enchentes e saturação das galerias pluviais.

São ainda uma excelente solução termoacústica, uma vez que atuam como isolantes na transferência de calor, frio e ruído para o interior da edificação. Deste modo, minimizam gastos energéticos com aquecimento e refrigeração, constituindo-se em uma solução para a economia de energia.

 

Reuso de água

agua pluvial - Sustentabilidade: 3 medidas sustentáveis para aplicar em seu processo construtivo

O reuso da água vem sendo uma solução adotada por todos os projetos de engenharia com visão sustentável.

As águas cinzas são aquelas que foram utilizadas em tanques, pias, máquinas de lavar, chuveiros e outros  equipamentos. Elas devem ser captadas, direcionadas por meio de encanamento próprio e conduzidas a reservatórios destinados a abastecer as descargas de vasos sanitários ou mictórios.

O reaproveitamento das águas cinza para utilização nas descargas sanitárias pode reduzir de 30% a 50% o consumo de água potável.

Já a água das chuvas pode ser captada na cobertura das edificações e encaminhada a uma cisterna ou tanque. Poderá, então, ser utilizada em atividades como lavagem de vidros, calçadas, pisos, veículos e irrigação de áreas verdes.

Além disso, algumas soluções técnicas para evitar desperdício e vazamento em edificações são:

  • bacias sanitárias de volume reduzido de descarga;
  • chuveiros e lavatórios de volumes fixos de descarga;
  • hidrômetros individuais;
  • torneiras com arejadores.

 

Gestão de Resíduos

gestao residuos - Sustentabilidade: 3 medidas sustentáveis para aplicar em seu processo construtivo

O estudo Gestão de Resíduos na Construção Civil, desenvolvido pelo SENAI em parceria com o SEBRAE, mostra que a construção é responsável por 50% do gás carbônico lançado na atmosfera e por quase metade de todos os resíduos sólidos gerados em escala mundial.

Práticas sustentáveis devem estar alinhadas ao descarte correto dos resíduos de materiais utilizados na obra. Um gerenciamento de resíduos eficiente envolve reaproveitamento, separação por tipos, e o envio para os locais adequados.

O correto manuseio e gerenciamento de resíduos não somente diminui os índices de desperdício e gastos com materiais, como também cumpre papel ecológico e sustentável.