Em todo o mundo, projetos de diferentes portes e graus de complexidade têm tirado proveito das facilidades proporcionadas pelo uso do BIM (Building Information Modeling). No post de hoje listamos cinco experiências interessantes. Confira:

Museu Liaunig

Projetado pelo Querkraft Architects, esse museu abriga a coleção de arte particular do industrial Herbert Liaunig, no sul da Áustria. O complexo é composto por quatro módulos nos quais se distribuem salas de exposição e depósito. Cerca de 90% do edifício está embutido em uma colina.
Com caráter escultural, o espaço de exposição se projeta sobre uma rodovia, com paredes de concreto aparente e um átrio. O BIM foi útil, nesse caso, para estimular o trabalho colaborativo e para permitir que todas as alterações no projeto pudessem ser atualizadas automaticamente. A modelagem também foi aproveitada para a extração de dados e quantitativos.

Aeroporto Internacional de Oakland

Complexos por natureza, projetos de aeroportos costumam demandar um serviço de coordenação bastante sofisticado. Por isso mesmo, o BIM tem tanta aderência nesse tipo de empreendimento.
No Aeroporto Internacional de Oakland, na costa oeste dos Estados Unidos, a modelagem ajudou na compatibilização do denso projeto de instalações elétricas e de ar condicionado. A obra também utilizou um software de gestão em nuvem, que permitiu acesso ao modelo da central de utilidades por todos os envolvidos.
De acordo com os construtores, o BIM foi decisivo ao viabilizar um fluxo de trabalho simplificado com um acompanhamento mais preciso. Além disso, permitiu que os subcontratados descobrissem antecipadamente quaisquer inconsistências e adotassem medidas apropriadas para manter o projeto de acordo com o cronograma.

Museu do Futuro de Dubai

Em uma cidade onde são erguidas as construções mais arrojadas do planeta, os arquitetos do Killa Design conseguiram criar algo que chamasse atenção. Atualmente em construção, o Museu do Futuro de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é um edifício de formato ovóide com um vazio no centro, revestido de aço inoxidável e fachada com inscrições em árabe. A visão futurista e o foco na inovação característicos do museu se estenderam ao projeto e à construção que foram conduzidos visando a certificação LEED Platinum.
Nessa obra, o BIM vem sendo aproveitado para permitir o fluxo de trabalho digital e para facilitar o uso amplo de módulos pré-fabricados. Em um projeto com características tão incomuns, a modelagem também vem sendo útil para a resolução de conflitos e facilitar a tomada de decisões.

Silver Oak Winery

Localizada no Vale do Napa, na Califórnia, a Silver Oak é uma vinícola que precisou ser reconstruída após um incêndio destruir suas instalações em 2006. Com foco na sustentabilidade, o novo projeto concebido para obter o LEED Platinum utilizou a modelagem 3D como estratégia para racionalizar recursos. A ideia foi resolver eventuais conflitos na tela, evitando desperdícios e retrabalhos no canteiro.
Durante a obra, também foi empregada uma ferramenta que permite a visualização total do projeto em dispositivos móveis, agilizando a tomada de decisão e auxiliando na coordenação dos subcontratados.

Crusell Bridge

O projeto desta ponte estaiada construída em Helsinki, Finlândia, extraiu do BIM uma série de ganhos, como maior facilidade na troca de informações, agilidade na resolução de problemas e confiabilidade no cumprimento do cronograma. Outro benefício detectado pela administração municipal, responsável pela obra, foi o fácil entendimento da sequência de tarefas proporcionado pelo modelo 3D. Isso se mostrou valioso tanto para o contratante, quanto para a construtora e para os subcontratados. Os dados do modelo também ajudaram na pré-fabricação das vigas de aço e da armação das peças de concreto.
Após a conclusão da obra, toda a ponte passou por escaneamento a laser para gerar um modelo as built a partir de uma nuvem de pontos. O objetivo foi facilitar futuras intervenções de reparo e manutenção na ponte.

O artigo de hoje complementa um texto que publicamos em 2019 e que apresenta quatro projetos inovadores em BIM. Clique aqui se quiser conhecê-los.
Esse conteúdo foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhá-lo em suas redes. Até mais!

Autodoc

Author Autodoc

More posts by Autodoc

Leave a Reply