Impactante para a competitividade das empresas, a gestão de projetos envolve, de forma resumida, a coordenação eficaz de diversos recursos. O objetivo é garantir que a conclusão do projeto se dê em conformidade com critérios preestabelecidos de prazo, custo, qualidade e riscos. A imensa quantidade de variáveis capazes de interferir na realização de uma obra adiciona ainda mais complexidade à gestão de projetos na Construção Civil. Os profissionais que estão à frente desta atividade precisam lidar com desafios, como a necessidade de minimizar imprevistos, a interdependência entre as tarefas e a pressão por respostas assertivas e rápidas. O post de hoje lista algumas boas práticas para auxiliar neste processo. Confira a seguir:

1) Defina um escopo claro e completo

A falta de definição e controle do escopo é um dos grandes problemas na gestão de projetos. O escopo funciona como um mapa, que deve deixar claro o que precisa ser feito, a que tempo e com qual custo. O escopo precisa incluir elementos como orçamento, mapeamento de processos, cronograma e metas. Para evitar problemas como o inchaço das atividades e a perda do controle dos requisitos, o plano de gerenciamento do escopo é fundamental.

2) Escolha uma boa metodologia para gestão de projetos

Há várias metodologias interessantes para melhorar os resultados e a administração dos recursos na Construção Civil. O PDCA e o Kanban são bastante conhecidos. Mas há muitos outros, bem como métodos híbridos. É importante que o gestor conheça esses recursos para uma escolha bem-sucedida, em função de suas necessidades e particularidades. De modo geral, uma metodologia de gerenciamento de projetos deve garantir: nível recomendado de detalhes; técnicas padronizadas de planejamento, programação e controle; flexibilidade para eventuais melhorias; além de fácil entendimento e aplicação.

3) Busque uma comunicação efetiva

Boas práticas da gestão de projetos, em especial o compartilhamento e alinhamento das informações, fazem com que as equipes se sintam mais engajadas. Nesse ponto, é importante realizar boas designações de liderança. Também é recomendável dispor de ferramentas para avaliar como anda o desempenho do time e se a conclusão de tarefas acontece como o esperado. A falta de comunicação é um dos principais motivos de falhas e conflitos na gestão de projetos. Por isso, vale dedicar atenção especial para garantir canais que facilitem o percurso da mensagem e a eliminação de ruídos.

4) Apoie-se em boa tecnologia

As modernas ferramentas podem automatizar diversas atividades de gestão de projetos, como orçamento e cronograma, análise de riscos e controle de insumos. Mais além, esses softwares agregam valor ao permitir o registro das todas as informações e fazer análises em busca de padrões e gargalos produtivos.

O mercado disponibiliza variadas soluções, com diferentes objetivos, para apoiar a gestão de projetos em variados estágios. O MS Project, por exemplo, permite a construção do planejamento, o gerenciamento, a execução e o controle do projeto e das etapas construtivas da obra.As ferramentas de modelagem em BIM também colaboram ao viabilizar a integração no desenvolvimento de diferentes disciplinas de modo mais orgânico, reduzindo interferências.

Há, ainda, tecnologias como o Autodoc Projetos, capazes de gerenciar projetos e garantir a colaboração entre todos os envolvidos em tempo real. Entre as vantagens dessa solução está o fato de ser mobile, permitindo o acesso de todos os envolvidos à última versão dos projetos através de um smartphone ou tablet. Clique aqui se quiser saber mais.

No post de hoje você viu algumas recomendações para garantir uma gestão de projetos eficiente, com controles adequados sobre riscos, comunicação fluída e envolvimento das equipes. Esse artigo foi útil para você? Não deixe de compartilhar suas impressões no espaço de comentários. Até a próxima!

Leia também:

Canteiros inteligentes: oportunidades e desafios para implantação

Lean construction: entregue produtos com mais valor em menos tempo

Gerenciamento de documentos: 8 dicas para implementar um processo eficaz

Webinar Autodoc – Qual o impacto da LGPD na construção civil? Descubra! É em 23/11 às 17h. Inscreva-se já!
Autodoc

Autor Autodoc

Mais posts de Autodoc

Deixe um Comentário