A digitalização dos canteiros de obras vem sendo explorada por grandes construtoras brasileiras como estratégia para elevar a produtividade das equipes, reduzir  custos e adicionar agilidade na tomada de decisão.

Empresas como R. Yazbek, Método, Sinco, Cyrela e Even, para citar algumas, têm seguido esta jornada, incorporando tecnologias digitais para gestão de projetos, organização de documentos, controle de qualidade, entre outras atividades.

O post de hoje mostrará como algumas dessas soluções têm proporcionado um choque de eficiência nos canteiros. Continue conosco para saber mais:

  1. Plataformas de gestão de projetos

“Dois marcos tecnológicos impactaram as obras brasileiras e impulsionaram a digitalização dos canteiros: o incremento dos pacotes de alta velocidade de Internet e a disponibilidade de dispositivos portáteis”, diz Ana Cecília Sestak Ribeiro, CEO da Autodoc. Inseridas nesse contexto, entre as soluções mais aderentes à realidade das obras estão os softwares para gerenciamento da distribuição de revisões de projetos. 

Extensão do sistema de gestão e colaboração Autodoc Projetos / Projetos 4BIM, aplicativos como o APP Projetos, da Autodoc, permitem a consulta de arquivos através de smartphones, conferindo acesso rápido às versões atualizadas dos arquivos. O software também gera etiquetas rastreáveis de partes do projeto ou de disciplinas específicas para serem coladas em pontos estratégicos do canteiro. Além de reduzir o volume de papéis impressos, essa tecnologia evita retrabalhos provocados pela consulta a versões desatualizadas e reduz perdas de produtividade.

  1. Software para centralizar documentos relacionados à qualidade

Para entregar produtos que alcancem a satisfação do cliente, as construtoras devem implantar e operar com consistência um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Isso requer, porém, muita informação documentada — incluindo manuais, laudos de ensaios e relatórios de auditorias — que precisa ser constantemente atualizada e facilmente disponibilizada para os profissionais envolvidos. 

Cada vez mais explorada, a informatização do SGQ é uma solução óbvia nesse contexto. Sistemas como o Autodoc Qualidade facilitam a organização desses documentos em nuvem e colaboram para a gestão de não conformidades e de treinamentos.

  1. Controle de acesso inteligente e integrado

As catracas inteligentes têm se  destacado entre as novas tecnologias que prometem digitalizar atividades realizadas nos canteiros. Isso se deve às múltiplas funcionalidades que esses equipamentos podem incorporar, especialmente quando são embarcadas tecnologias como Big Data e Internet das Coisas (IoT).

Integrados às catracas, softwares como o GD4, da Autodoc, realizam a gestão de documentos legais e fiscais, adicionando funcionalidades extras ao controle de acesso. A solução permite avaliar se o colaborador possui a documentação necessária antes que ele entre no canteiro. Além disso, ela pode notificar o departamento encarregado sempre que um documento estiver prestes a expirar, oferecendo maior controle sobre toda a documentação legal e fiscal de obras, fornecedores e colaboradores.

  1. Registros de inspeção digitais na palma da mão

O preenchimento de fichas de verificação de serviços (FVS) é um procedimento rotineiro adotado pelas construtoras como parte do processo de controle de qualidade. Para isso, muitas empresas ainda utilizam formulários em papel. No entanto, a tendência aponta para a substituição pelas FVS eletrônicas, preenchidas diretamente em tablets ou smartphones. 

A digitalização proporcionada por sistemas como o Autodoc FVS, garante menor risco de perda de informações e confere agilidade. Além disso, permite consolidar os dados em indicadores, gráficos e relatórios de alto valor para suporte à tomada de decisões.

No artigo de hoje você teve uma amostra de como a tecnologia pode levar os canteiros de obras a um novo patamar de eficiência. Se curtiu esse conteúdo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre as soluções citadas, entre em contato com a equipe do Autodoc.

Leia também: 

Autodoc

Autor Autodoc

Mais posts de Autodoc

Deixe um Comentário