Skip to main content

Em todo o mundo, o BIM (Building Information Modeling) se consolida por proporcionar ganhos importantes de produtividade, de qualidade e, também, financeiros, decorrentes da maior precisão dos projetos.

Além de funcionalidades, como o desenvolvimento de modelos virtuais e a possibilidade de verificação de interferências, a metodologia tem sido aproveitada para reunir informações sobre planejamento e execução de obra, orçamento, sustentabilidade, além de gestão de operação e manutenção dos edifícios. 

No Brasil, há um número crescente de usuários BIM. Ainda assim, há um caminho amplo a ser percorrido até que o setor possa, de fato, obter todas as vantagens proporcionadas por essa mudança de paradigma.

Desenvolvedora brasileira de softwares especialistas para construção civil, a Autodoc atua na disseminação de conhecimento sobre essa tecnologia que já deixou de ser uma tendência, para se tornar realidade na indústria da construção.

A iniciativa tem sinergia com a atuação da empresa junto ao BIM Fórum Brasil, associação sem fins lucrativos que reúne os diversos agentes da cadeia produtiva interessados na disseminação do conceito e da prática da modelagem da informação. 

Este post traz uma seleção de cinco conteúdos produzidos pela Autodoc com a ajuda de especialistas em BIM. Aproveite! Todos eles podem ser acessados gratuitamente.

1. Webinar Autodoc: BIM, Brasil e Mundo

Mediado pelo engenheiro Alexandre Pandolfo, o evento debateu a evolução do uso do BIM no Brasil. O encontro contou com a participação de Wilton Catelani (BIM Fórum Brasil), Eduardo Toledo (Poli-USP), Anderson Zanutto (Kronner & Zanutto) e Flávio Graziano (Tools Gerenciamento e Engenharia).

2. BIM Brasil e mundo volume 1

O trabalho faz uma radiografia de como o BIM está sendo trabalhado na América do Norte, na Europa, na Ásia e na América do Sul. O conteúdo rico joga luz sobre países pioneiros, que graças a determinações governamentais, aceleraram a adoção da metodologia. Clique aqui para fazer download

3. BIM Brasil e mundo volume 2 — Desmistificando o BIM

O e-book aborda, de forma bastante objetiva, os principais questionamentos que envolvem a modelagem da informação. Inspirada nas estruturas dos FAQs (Frequently Asked Questions), a publicação foi idealizada para os profissionais que estão em etapas iniciais ou intermediárias da implantação BIM.  Clique aqui para fazer download

4. Webinar Autodoc: Desmistificando o BIM – Esclarecendo mitos sobre a implantação

Com mediação de Roberto de Souza (CTE), o evento contou com a participação de Regina Ruschel (Unicamp) e de Miriam Addor (Addor & Associados). Ao longo da conversa, as pesquisadoras explicaram como superar os principais desafios para a implementação do BIM no Brasil. 

5. Página dedicada ao BIM

Desde 2020 a Autodoc mantém um espaço exclusivo em seu site para a difusão de informações sobre o BIM.  O objetivo é ser uma fonte de consulta para engenheiros, arquitetos, gestores, profissionais de planejamento e orçamento, bem como para estudantes. Na página, acesse aqui, é possível encontrar desde material com informações básicas para pequenas empresas, a cases inspiradores de companhias com grau de maturidade elevado no uso do BIM.

A Autodoc é referência no desenvolvimento de produtos digitais para a construção civil, com mais de dois mil clientes e 350 mil usuários no Brasil e no exterior. Entre as tecnologias que compõem o portfólio da empresa destaca-se o Autodoc Projetos 4BIM. Com essa plataforma, os profissionais conseguem centralizar o compartilhamento de informações e interações em modelos BIM dentro de um ambiente comum de dados (CDE). Clique aqui e agende uma demonstração!

Autodoc

Author Autodoc

More posts by Autodoc

Leave a Reply