5 itens indispensáveis para o checklist de fiscalização de obras
Skip to main content

Certas coisas não podem faltar no seu checklist de fiscalização de obras: confira quais são!

Quando chega o momento dos nossos projetos serem avaliados, surgem dezenas de dúvidas em nossas mentes. “Será que lembramos de tudo? Será que está tudo de acordo com o solicitado?”. A única maneira de evitar essa insegurança e ter mais certeza do seu desempenho é através do checklist de fiscalização de obras.

Nós já sabemos que a adoção de práticas organizacionais eficientes e tecnologias avançadas pode aumentar em até 50% a produtividade da indústria civil (de acordo com um relatório da McKinsey Global Institute). E quando pensamos no avanço das empresas modernas, fica clara a importância de ter um sistema funcional e digital de checklist.

Ao longo deste artigo, você vai conhecer os cinco principais itens que devem ser incluídos nas suas checagens. Isso envolve a qualidade, a segurança e a conformidade dos seus projetos de construção. Portanto, atente-se a cada ponto e lembre-se de salvar essa matéria para poder consultá-la sempre que quiser.

Licenças e documentação legal

Nós sempre reforçamos o valor de um gerenciamento de documentos para canteiros de obras que seja eficiente. Apesar de muitos profissionais se concentrarem em negociar valores, encontrar materiais e vender projetos com excelência, a verdade é que nada disso vai funcionar se os registros não estiverem em conformidade com a lei.

Vale lembrar também que isso vai muito além do alvará de construção. É crucial garantir a conformidade das avaliações acerca da viabilidade ambiental da obra, conferir as datas e a legitimidade das autorizações de todos os profissionais envolvidos, garantir licenças em casos complexos que englobam áreas protegidas ou tombadas, e por aí vai.

Muita coisa para pensar? Não se preocupe: é comum que os administradores da construção civil se vejam perdidos em pilhas e pilhas de documentos. Mas hoje, com tanta tecnologia, não faz mais sentido perder tempo com isso.
Existem diversas soluções que vão facilitar a sua relação com as licenças e documentações, gerando agilidade e, ao mesmo tempo, assertividade. O software Autodoc Catraca de Acesso, por exemplo, vai solucionar dois problemas com uma única inovação. 

Tanto a sua segurança quanto a sua documentação estarão sempre em dia com o uso desse sistema. Afinal, ele permite que, ao passar na catraca de entrada, todos os profissionais passem por uma avaliação para verificar sua identidade e a regularidade de suas licenças.

Se for verificada alguma inconsistência, será gerado um alerta imediato e ele será encaminhado ao setor que vai tomar as providências cabíveis.

Qualidade dos materiais e serviços

Parece óbvio, mas ainda assim, muitos profissionais deixam passar a preocupação com a qualidade dos materiais e serviços. Uma vez que finalizamos um orçamento ou executamos um serviço, a tendência é passarmos para as próximas etapas da construção civil e seguirmos em frente.

Mas a verdade é que, mesmo que a obra já tenha sido encaminhada, ainda é preciso ter a mente aberta para eventuais necessidades de atenção a determinados pontos, tais como a resistência dos concretos, a qualidade dos aços utilizados, a procedência dos materiais elétricos e hidráulicos, etc. 

Diferentemente do tópico anterior, em que o público não tem acesso direto à documentação de um projeto, o desempenho dos materiais e serviços escolhidos será enxergado diretamente pelos clientes. E, por mais que não haja um conhecimento técnico tão avançado na maior parte dos casos, eles vão perceber os lados positivos e negativos da estrutura.

É realmente frustrante investir tempo, dinheiro e dedicação em uma construção para, apenas depois dos primeiros resultados começarem a aparecer, notar que existem problemas na sua concepção ideal e que eles não estão de acordo com os seus padrões de fiscalização.

Mas é preciso pensar a longo prazo. Se algo está com problemas, vale a pena dar uns passos para trás e recomeçar de um jeito que proporciona segurança, conforto visual e confiança aos seus clientes. 

Portanto, não economize na precisão e no nível de exigência ao explorar a qualidade dos materiais e serviços no checklist de fiscalização. Garanta que sua equipe esteja com os olhos treinados para detectar qualquer complicação e aceite apenas o que há de melhor. Isso vai fazer a diferença no futuro da sua construtora.

Execução dos projetos e cronograma

“No final, tudo dá certo e é entregue no prazo”. 

Se você pensa assim, já passou da hora de rever alguns conceitos de checklist de manutenção de obra de construção civil. Afinal, estar dentro do cronograma não se refere apenas a entregar tudo dentro do limite, mas sim a conseguir cumprir etapas de forma confortável e que permita um bom desempenho.

Caso exista algum desvio muito significativo no cronograma de obra, é recomendado criar um plano de ação para recuperar o tempo perdido ou fazer adaptações para que tudo fique mais organizado. Até mesmo porque estamos falando de um segmento em que uma pequena falha pode criar uma bola de neve no futuro e prejudicar seu orçamento de acompanhamento de obra.

Então, na hora de fazer a fiscalização, lembre-se de ter os períodos de execução dos projetos como uma prioridade, reforçando a importância de que cada setor cumpra com o planejado.

Segurança no canteiro de obras

Outro tópico que parece óbvio, mas não pode ser esquecido no acompanhamento de obra, é a segurança dos trabalhadores e visitantes. Se você acompanha nossos artigos, já sabe do valor que damos a esse assunto. Ainda assim, é preciso falar sobre a preocupação que devemos ter com isso no checklist de fiscalização de obras.

Utilize todos os seus sentidos e conhecimentos para fazer uma verificação objetiva, funcional e completa. Crie um checklist que seja abrangente e que entenda as necessidades e demandas específicas da obra em questão.

Alguns exemplos são o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), a presença de sinalização adequada, a organização e limpeza do local e, é claro, o cumprimento de normas de segurança estabelecidas pela legislação vigente.

Outra dica importante é a determinação de protocolos e orientações para casos de segurança. Tenha certeza de que seu checklist engloba o conhecimento da sua equipe acerca de comportamentos funcionais, mesmo em momentos de perigo.

Se você perceber falhas nesse sentido, não hesite em procurar soluções. Elas podem incluir a compra de novos equipamentos ou o treinamento de colaboradores com profissionais e empresas qualificadas para ensinar procedimentos de segurança. Seja como for, garanta que seu checklist funcionará como um guia e um aliado.

Acessibilidade e sustentabilidade

Por fim, mas não menos importante, citamos a inclusão de itens relacionados à acessibilidade  e sustentabilidade no seu checklist de acompanhamento técnico de obra. Ter esses assuntos em mente sempre foi crucial para o desenvolvimento de uma construtora. Mas hoje em dia, isso é mais relevante do que nunca.

Por exemplo: não faz mais sentido projetar um prédio que não seja condizente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Rampas de acesso e banheiros adaptados são, definitivamente, itens a serem adicionados na sua lista de prioridades e na sua fiscalização.

Já no quesito de medidas sustentáveis, é sempre válido pensar em quais atitudes sua construtora está tomando de forma consciente e com práticas que não prejudiquem o ambiente ao seu redor. Aspectos como reaproveitamento de água, instalação de sistemas de energia renovável e destinação correta de resíduos gerados em obras são ótimas maneiras de avançar nesse tema. 

Como ter mais chances de sucesso no checklist de fiscalização de obras?

A resposta é, na verdade, muito simples. Comece aceitando que é impossível pensar em tudo de forma manual e solitária. Por mais que a sua equipe seja engajada e competente, existe um limite de até onde ela pode evoluir sem ajuda. 

É preciso ter apoio para não se perder nas datas da documentação, nos andamentos dos cronogramas e até mesmo na busca por fornecedores de alto nível. Em tempos em que a inteligência artificial na engenharia existe e já é capaz de produzir até casas de forma independente, é crucial pensar em automatizar seus processos.

Ainda tem dúvidas sobre isso? Confira alguns números que comprovam esse fato:

  1. O uso de tecnologias digitais pode aumentar a produtividade da construção em até 14%. (Fonte: World Economic Forum)
  2. O uso de tecnologias digitais na construção civil pode melhorar a colaboração entre equipes em até 30%. (Fonte: Autodesk Construction Cloud)
  3. A utilização de tecnologias digitais na construção pode levar a uma redução de até 50% nas emissões de carbono. (Fonte: McKinsey & Company)

Não dá mais para negar: o uso de tecnologias é essencial para a criação de um checklist de fiscalização de obras funcional. Mas se você não tem um setor voltado para isso no seu negócio (ou tem, mas ele precisa de apoio), não se preocupe: existe uma solução.

Plataformas de gestão de construção civil são mais do que uma tendência. Elas representam uma nova modalidade parceria obrigatória, que deve estar presente em simplesmente qualquer empresa da área que se considere séria e organizada.

A Autodoc é um exemplo desses softwares, mas com um grande diferencial: somos especializados no segmento em questão e desenvolvemos soluções a partir de anos de vivência no ramo. 

Contamos com profissionais que entendem as dores e as dificuldades dos líderes da engenharia e que têm como objetivo lapidar suas empresas e aumentar os resultados com eficiência e economia. 

Enxergamos que toda transformação começa com uma boa conversa. Por isso, lhe convidamos a entrar em contato com a nossa equipe para tomar um café ou debater algumas iniciativas que vão aprimorar o jeito como você lida com o checklist de fiscalização de obra ou com qualquer outra etapa dos seus projetos.

Esperamos por você!

Estamos passando por instabilidades que estão acarretando atrasos no envio das notas fiscais de serviços e boletos. Informamos que estamos trabalhando para uma solução definitiva.

Caso você não tenha recebido o link das notas fiscais e/ou boletos, aguarde o envio.

Em alguns casos, você poderá receber mais de um e-mail repetido. Por favor, desconsidere as informações duplicadas. Se você recebeu o e-mail com informações erradas, por favor, abra um chamado.

Suporte financeiro