Os profissionais da Construção Civil sabem que ter acesso fácil às informações de projetos é algo determinante para evitar erros de execução, perda de produtividade e retrabalho. Também é consenso que um dos maiores desafios de quem vivencia o dia a dia de um canteiro de obras é gerenciar a distribuição de revisões de projetos. Como garantir que todos tenham acesso às versões atualizadas com facilidade, segurança e agilidade?

A necessidade de simplificar a rotina de engenheiros, arquitetos, mestres de obras e outros profissionais, pautou o desenvolvimento do APP Projetos. A novidade da Autodoc leva a consulta de arquivos para os smartphones dos usuários, conferindo acesso rápido às versões mais recentes dos projetos, seja por pavimento, seja por disciplina.

Isso significa que, sempre que quiser acessar um determinado projeto, o usuário não precisará fazer login em um computador ou voltar para o escritório, otimizando tempo. Com esse tipo de solução, os projetos adquirem portabilidade, uma vez que passam a estar à mão do usuário sempre que ele precisar.

“A demanda dos profissionais de engenharia e arquitetura por ferramentas de mobilidade tem crescido. Com o APP Projetos estamos investindo  em uma parceria com esses profissionais oferecendo digitalização e agilidade aos processos”, afirma a engenheira Ana Sestak Ribeiro, CEO da Autodoc. Ela conta que o objetivo é fazer com que o aplicativo seja uma solução integradora entre projeto e obra.

QR Code no canteiro

Com interface intuitiva, o APP Projetos é uma extensão do sistema de gestão de projetos e colaboração Autodoc Projetos/Projetos 4BIM.

Entre as funções disponibilizadas pelo novo aplicativo, chama a atenção o QRCode que direciona o usuário para um agrupamentos de arquivos.

Por meio desse recurso, é possível gerar etiquetas rastreáveis de partes do projeto ou de disciplinas específicas, como estruturas, instalações ou alvenaria. Após a impressão, os códigos podem ser colados em pontos estratégicos da obra (nos pavimentos, por exemplo), permitindo aos usuários ter acesso aos arquivos dos projetos ao escanear a etiqueta com seus smartphones e tablets.

A tecnologia desenvolvida pela Autodoc possui alguns diferenciais em comparação a outros leitores de QR Code disponíveis no mercado. O primeiro deles é a segurança. Só terá acesso ao documento pelo QR quem tiver login e senha pré-cadastrados no app. Outro ponto relevante é que o usuário vai visualizar o documento no diretório do sistema. Isso significa que ele poderá navegar para verificar e consultar outros arquivos correlatos na obra, na hora que quiser.

Para favorecer ainda mais a experiência do usuário, o APP Projetos conta com recursos que extrapolam uma interface intuitiva. Entre eles, é possível destacar:

  • Visualização de arquivos recentes — Permite que os últimos arquivos sejam listados na home page, facilitando a localização dos documentos;
  • Consulta e download de arquivos —  Possibilita que o usuário navegue e visualize diretórios, além de baixar arquivos cadastrados na web;
  • Pesquisa facilitada — Possui barra de pesquisa única que busca um mesmo conteúdo em títulos de projetos e arquivos, dispensando a necessidade de preenchimento de vários filtros;
  • Favoritos — Os projetos podem ser identificados como favoritos e listados em uma interface, agilizando a abertura de diretórios e arquivos.

O APP Projetos resolve quais dores?

  • Evita retrabalhos provocados por acesso a versões desatualizadas dos projetos;
  • Diminui perdas de produtividade ao permitir acesso fácil e organizado às informações;
  • Agiliza a visualização das plantas ao permitir que os usuários acessem os projetos a partir de smartphone ou tablet; 
  • Reduz as impressões de plantas no canteiro, impactando positivamente o desempenho da obra com relação à sustentabilidade.

Sobre a Autodoc

Referência na indústria da construção, a Autodoc trabalha, desde 2003, no desenvolvimento de soluções tecnológicas capazes de atender às necessidades do setor. A empresa se dedica a entregar soluções inovadoras que ajudam a elevar a produtividade dos profissionais que projetam, planejam e constroem. Softwares Autodoc já foram incorporados por mais de 2 mil clientes no Brasil e no exterior e são ferramentas de trabalho para milhares de engenheiros e arquitetos ao redor do mundo. 

Leia também

4 dicas para gestão de projetos na Construção Civil

Softwares de gerenciamento de projetos usados na Construção Civil

Compatibilização de projetos: Veja as melhores práticas

Autodoc

Autor Autodoc

Mais posts de Autodoc

Deixe um Comentário