Skip to main content

A pouca capacitação da mão de obra na construção civil é uma fragilidade conhecida do setor, responsável por perdas de produtividade, de eficiência e de qualidade. Ao longo dos anos, muitas tentativas foram realizadas para atacar esse problema, nem sempre com o impacto esperado. Agora, diante da democratização dos smartphones e da popularização da Internet, levar vídeos com conteúdo técnico de qualidade a mais lugares e pessoas ficou mais fácil.

Atenta às transformações tecnológicas e culturais em curso, a Autodoc, maior provedora brasileira  de software especialista para construção civil no país na modalidade SaaS (Software as a Service), lança a série Autodoc em Campo. Trata-se de uma coleção de vídeos-treinamentos produzidos em parceria com o engenheiro Alexandre Britez, sócio-diretor da GP&D Consultoria e Projetos.

A ideia se baseia no nosso propósito de disseminar conhecimento que fortaleça a cadeia da construção, a partir de iniciativas e soluções inovadoras que permitam aos profissionais de todo o setor a trabalharem otimizando o seu tempo, elevando a sua produtividade e, principalmente, potencializando a qualidade de suas entregas”, afirma Ana Cecilia Sestak, CEO da Autodoc

O material, que será disponibilizado gratuitamente no canal da empresa no YouTube, mostra passo a passo a execução dos processos construtivos mais importantes em uma obra, de forma didática e descontraída.

Democratização de boas práticas

Ele lembra que até pouco tempo, toda informação sobre procedimentos executivos de obras estavam em livros e em revistas técnicas. “Algumas construtoras e fornecedoras de materiais até tiveram a iniciativa de produzir vídeos, mas sempre com um modelo que priorizava mais a forma do que o conteúdo, muito distante da realidade dos operários no chão de obra”, afirma Britez.

Os episódios de  Autodoc em Campo são filmados com profissionais reais, em obras de construtoras parceiras que são referências no mercado pela adoção das melhores práticas. Os vídeos se destacam por oferecer informação de qualidade de uma forma acessível a um público que, muitas vezes, possui pouca instrução. Ainda que abordem temas técnicos, eles têm uma edição ágil, irreverente, que prende a atenção do espectador e diverte enquanto ensina.

Mais de vinte vídeos já foram gravados abordando temas como alvenaria estrutural e execução de contrapiso de concreto. O plano é lançá-los semanalmente. 

Segundo Britez, algumas grandes construtoras já aderiram ao modelo de vídeo-treinamento para capacitação de suas equipes por perceberem que essa estratégia funciona. “A boa notícia é que, graças à parceria com a Autodoc, esse conteúdo não ficará restrito a uma companhia, podendo ser visualizado de norte a sul do país, sem qualquer custo”, destaca Britez.

Os vídeos-treinamentos já estão sendo disponibilizados de forma gratuita no https://www.ambar.tech/universidade-ambar/autodoc-em-campo

Confira e compartilhe agora mesmo com os trabalhadores do seu canteiro de obras!

Sobre a Autodoc

A Autodoc desenvolve produtos na modalidade Software as a Service (SaaS) desde 2013 para gerenciamento de projetos, gestão da qualidade, segurança, gestão de fornecedores e controle de acesso e gestão de planejamento e controle para a construção civil. Com mais de dois mil clientes e 350 mil usuários no Brasil e no exterior, a faz parte da Ambar, o sistema operacional da nova construção civil. 

Sobre a GP&D

Sob a liderança do engenheiro Alexandre Britez, a GP&D Consultoria e Projetos oferece uma prestação de serviço inovadora voltada à gestão e desenvolvimento tecnológico de processos e produtos da construção civil. Além de um canal no YouTube, Britez tem se destacado por atividades que conciliam engenharia e mídia, como a produção de vídeos e lives.

Autodoc

Author Autodoc

More posts by Autodoc

Leave a Reply