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As empresas têm mais acesso as inovações que podem transformar a rotina de trabalho, trazendo agilidade, eficiência e confiança, minimizando os passivos trabalhistas.

De acordo com dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em 2019 o total de processos trabalhistas foi de 1,5 milhão. A reforma trabalhista levou ao recuo no número de processos comparado aos outros anos, mas ainda é um número alto, considerando que mais de 226 mil processos são relacionados a horas extras e mais de 183 mil processos são referentes aos intervalos intrajornada. Esses são processos referentes aos passivos trabalhistas e vamos dar algumas dicas de como evitá-los.

A maneira mais comum é ter um sistema de controle de ponto, dessa forma analisando os horários dos funcionários diariamente ou semanalmente. Mas será que esse sistema é o mais inovador para um canteiro de obras?

Inovação na Construção Civil

O que você pensa quando falamos em inovação? Naturalmente, em uma grande invenção, algo que, com certeza, mudaria a rotina das pessoas. Porém uma inovação é uma solução para um problema; uma iniciativa para acelerar um processo ou diminuir burocracia. Ou seja, pode ser algo mais simples do que se imagina.

Para o desenvolvimento de uma inovação é preciso ter um problema a ser resolvido ou uma rotina para ser atualizada. É o caso do sistema de controle de ponto. Obviamente é um sistema funcional, mas será o mais preciso? Será que ele comporta todas as necessidades em uma obra?

Em toda inovação é preciso ter uma análise minuciosa sobre o processo, pois ele, muitas vezes, é mais importante do que o resultado. Se todos os processos não estiverem bem delineados, a inovação pode não evoluir. 

Para todos os processos de um canteiro de obras funcionarem é preciso ter uma boa gestão, verificar a documentação em conformidade legal e ter total controle de prestadores de serviços em obras, principalmente para minimizar os riscos de passivos trabalhistas. Ou seja, na prática, para aliviar a burocracia, não adianta saber somente quais os horários de trabalho dos colaboradores.

Para agilizar todos esses processos, o software GD4 trabalha de forma inteligente e integrada com toda a rede de responsabilidades das relações de trabalho. Além disso, ajuda a garantir a segurança no trabalho de todos os colaboradores envolvidos no processo construtivo e segurança jurídica com a garantia que nenhum colaborador com irregularidades na documentação terá acesso ao canteiro de obras.

O diretor de operações da Even, Marcelo Morais, contou um pouco sobre os problemas no dia a dia do canteiro de obras antes de adotar o sistema GD4 “Os principais desafios dos nossos canteiros de obras eram relacionados à rotatividade média anual de colaboradores, que girava em torno de 50%, tínhamos a necessidade de reduzir os impressos, tínhamos a Equipe de Obras dedicada ao controle dos documentos e precisávamos de uma maior eficácia no controle da validade dos documentos”. Com isso, viu a necessidade de implantar uma nova tecnologia visando a produtividade e a redução de resíduos. “O GD4 é um sistema em plataforma web de gestão de documentos dos prestadores de serviço que tem como objetivo principal garantir a centralização de todos os documentos trabalhistas e fiscais envolvendo as áreas de Suprimentos, Segurança do Trabalho, Obras, Jurídico e Fiscal.”, afirma Marcelo.

Além disso, com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, foi necessário adotar algumas medidas de segurança em um canteiro de obras, por isso o GD4 foi adaptado para garantir o controle dos casos e manter um histórico de saúde de cada colaborador.

Assista como funciona na prática o sistema GD4

Vimos neste artigo como uma inovação por revolucionar o sistema de controle de colaboradores, indo muito mais além do que somente o controle de horários.  Esse conteúdo foi útil para você? Deixe a sua opinião no espaço de comentários e compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.

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Até mais!

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