Skip to main content

A gestão de projetos é uma disciplina que tem como principal objetivo garantir a conclusão de um projeto segundo critérios preestabelecidos de prazo, custo, qualidade e riscos. Na construção civil, alguns desafios tornam ainda mais complexa essa tarefa, como a grande suscetibilidade a imprevistos, a interdependência entre as tarefas e a pressão por respostas rápidas.

Nesse contexto, é clara a importância dos softwares de gestão de projetos para o sucesso das empresas. Mas, diante de uma oferta cada vez mais diversa de soluções digitais, como identificar a mais adequada, aquela realmente capaz de adicionar produtividade e fluidez aos fluxos de trabalho?

A seguir jogamos um pouco de luz sobre esse tema, elencando seis pontos a serem observados na hora de selecionar uma ferramenta de gestão de projetos. Confira:

Mapeie as necessidades de sua empresa

Antes de comparar os diferentes softwares de gestão de projetos, é preciso conhecer as demandas e os objetivos da empresa, assim como o perfil dos usuários e a complexidade dos projetos. Isso é importante para definir, por exemplo, quais recursos são indispensáveis, o espaço/modo ideal para armazenamento de arquivos, o limite de usuários, etc. Uma boa prática é considerar a opinião daqueles que utilizarão o software para garantir que todas as suas necessidades serão atendidas.

Priorize a hospedagem em nuvem

A cloud computing estimula o trabalho colaborativo, além de agregar mais produtividade e segurança. Com essa tecnologia, os projetos podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer momento. Além disso, a nuvem oferece oportunidades para redução de custos, já que normalmente exige apenas o pagamento de uma assinatura mensal ou anual. Em contrapartida, o armazenamento local requer investimentos em licença, hardware de servidor, equipe de TI para suporte, além de implantações demoradas.

Procure um fornecedor de tecnologia robusto

Dê preferência a parceiros de confiança, que invistam em melhorar seus produtos constantemente. Mais do que comparar preços, analise os planos oferecidos e as funcionalidades. Ainda que em um primeiro momento a opção seja por uma versão mais básica, no futuro sua empresa pode precisar de um software mais completo. Selecione um produto adequado às necessidades atuais de sua empresa, mas não perca de vista a possibilidade de realizar futuras expansões.

Confira a qualidade da assistência técnica

Um bom suporte técnico é aquele capaz de oferecer  uma resposta ágil e efetiva a eventuais problemas de operação, de modo a não comprometer o andamento do projeto.

Não negligencie a segurança de dados

— A proteção de dados deve estar sempre no centro dos processos de informação. É altamente recomendável que contratantes e usuários de soluções tecnológicas questionem seus fornecedores, em especial, sobre o alinhamento dos produtos oferecidos à  Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Softwares de gestão de projetos genéricos x especialistas

Hoje é possível encontrar diversas soluções para gestão de projetos. Há desde sistemas produzidos no exterior (taxados em dólar e sujeitos às flutuações do câmbio), aos produzidos no Brasil (comercializados em real). 

Existem, também, softwares genéricos e os desenvolvidos para atender demandas específicas da construção civil. Nesse último grupo enquadra-se o Autodoc Projetos, sistema de gerenciamento que garante a colaboração entre todos os envolvidos em tempo real. Uma vantagem dessa solução é ser mobile, permitindo a todos os usuários acesso à última versão dos projetos através de um smartphone ou tablet.

A Autodoc é parte da Ambar, o sistema operacional da nova construção civil. Ajudamos construtoras e incorporadoras a operar com mais eficiência e agilidade por meio de soluções tecnológicas presentes durante toda a jornada construtiva, do projeto à finalização da obra. Clique aqui para agendar uma demonstração e conhecer mais a fundo as nossas soluções!

Leia também

Como escolher um software para gestão de obras?

Como minimizar riscos em parcerias com startups? Confira algumas dicas

Em constante evolução, apps levam a gestão da construção para a palma das mãos

Autodoc

Author Autodoc

More posts by Autodoc

Leave a Reply