Canteiros de obras são ambientes naturalmente expostos a riscos decorrentes do uso de máquinas, equipamentos, materiais, e das próprias atividades que envolvem uma construção. Por isso mesmo, todo esforço deve ser efetuado para evitar ocorrências que coloquem em risco a integridade dos trabalhadores e que levem à interdição de obras e à punições para o construtor.

Quedas de diferença de nível, soterramentos, choques elétricos, mal uso de máquinas e equipamentos, e atropelamentos, estão entre as causas mais comuns de acidentes na indústria da construção. 

Se por um lado as ameaças são muitas, por outro, há diversas ações de prevenção eficazes. Elas passam pela obediência às normas e legislações vigentes, pelo planejamento cuidadoso, pela gestão aliada ao uso de tecnologias e, obviamente, pelo uso apropriado de equipamentos de proteção individual e coletiva.

A seguir listamos algumas dicas que ajudam a garantir mais segurança aos canteiros de obras. Continue conosco:

1) Organização e planejamento

Limpeza e organização são pré-requisitos básicos para se ter canteiros de obras seguros. O ambiente de trabalho deve ser planejado como uma planta industrial na qual cada equipamento, maquinário e matéria-prima possui um lugar certo e há fluxos de movimentação pré-estudados. Em hipótese alguma, deve haver entulhos e materiais armazenados de modo inadequado. Lembre-se de que eles são indutores de acidentes e de perdas de produtividade. 

2) Atendimento às normas regulamentadoras

A segurança do trabalho na Construção Civil é regulamentada pela NR 18, que foi recém-reformulada. Há, também, diversas outras normas que não podem ser negligenciadas na rotina de uma obra. É o caso da NR 35, que trata do trabalho em altura, da NR 10, que aborda a segurança em instalações e serviços de eletricidade, e da  NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, apenas para citar algumas.

3) Treinamento e fiscalização

A não utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) está por trás de muitas ocorrências graves em canteiros de obras. Daí a importância de a construtora, além de fornecer os dispositivos adequados, fiscalizar o seu uso.

A falta de uma cultura de prevenção é uma das explicações para o alto índice de acidentes de trabalho que acometem a indústria da construção no Brasil. Por isso, o investimento em treinamento e capacitação das equipes é tão importante. Desconforto e excesso de autoconfiança são alguns dos fatores que levam os trabalhadores a dispensar o uso de EPIs. Esse mindset só é alterado com um trabalho sólido de conscientização sobre segurança, acompanhado de uma fiscalização intensa e rigorosa.

4) Planejamento de riscos

Cada obra deve ter os seus riscos analisados previamente para que possam ser estabelecidas estratégias de prevenção adequadas. Além disso, a nova NR-18 atribuiu às construtoras a responsabilidade pela elaboração de um Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, contemplando todos os riscos ocupacionais e suas respectivas medidas de prevenção.

5) Catraca de acesso inteligente

Para elevar a segurança nos canteiros de obras, o controle de acesso dos colaboradores deve ser assertivo. Com uma solução adequada para realizar essa tarefa é possível garantir que o canteiro seja acessado apenas por colaboradores autorizados, devidamente treinados e com a documentação em dia.

Clique aqui se quiser saber mais sobre uma solução para controle de acesso inteligente e automatizado.

6) Novas tecnologias em prol da segurança

Nos últimos anos, a tecnologia tornou-se uma aliada importante para a gestão de segurança na construção. Estamos falando de soluções como Internet das Coisas (IoT), BIM (Building Information Modeling) e realidade virtual. Se você pensa que essas inovações são coisas do futuro, ou exclusividade de países desenvolvidos, está enganado. Já é possível encontrar em obras nacionais construtoras testando um sistema composto por sensores embutidos nos capacetes dos trabalhadores para mapear situações de risco. 

Esse conteúdo foi útil para você? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais! 

Se você quiser saber mais sobre segurança no canteiro, não deixe de ler também:

Até breve!

Webinar Autodoc – Qual o impacto da LGPD na construção civil? Descubra! É em 23/11 às 17h. Inscreva-se já!
Autodoc

Autor Autodoc

Mais posts de Autodoc

Deixe um Comentário