Skip to main content

Nos últimos anos, diante da evolução dos smartphones e, principalmente, das redes de internet sem fio, os aplicativos conquistaram presença marcante no dia a dia das pessoas. Como não poderia ser diferente, essa revolução chegou aos ambientes de trabalho trazendo novas possibilidades de interação, agilizando a comunicação e elevando a produtividade.

A era do mobile

Nesse contexto, o conceito mobile first tem se destacado. Estamos nos referindo a uma mudança na lógica de desenvolvimento de sites e aplicativos que propõe projetar primeiramente para dispositivos móveis e depois para desktops

Muitos dados justificam essa mudança de foco. O primeiro deles é o fato de que 66,6% da população mundial já utiliza smartphones, o que equivale a 5,22 bilhões de pessoas. Outra informação interessante vem do relatório Internet Trends 2019, mostrando que, nos Estados Unidos, mais da metade do tempo que as pessoas passam em mídias digitais ocorre em dispositivos móveis. Há, ainda, o relatório da GSMA, entidade global que representa operadoras móveis. De acordo com esse estudo, o Brasil é o país com mais smartphones conectados da América Latina, com um tráfego de dados via mobile que aumenta, em média, 50% a cada ano.

Apps para construção

Na cadeia da construção, além de melhorar a comunicação, os apps permitiram levar a digitalização dos canteiros a novos patamares, atingindo o chão de obra à alta gestão. Com uma plataforma de gestão mobile tornou-se possível, por exemplo, reunir todas as informações na nuvem e acessar os dados a qualquer hora e local, ganhando agilidade.

Já não é incomum encontrar trabalhadores com smartphones em punho para leitura de QR Codes que levam a plantas detalhadas e atualizadas, bem como exibem vídeos com instruções para a execução. Da mesma forma, os gestores passaram a ter uma oferta mais ampla e qualificada de dados para monitorar a performance das áreas e subsidiar suas tomadas de decisão.

Gestão de obras móvel

Desenvolvedores de tecnologia, como a Autodoc, estão atentos ao crescimento das demandas por mobilidade, tanto que investem em apps para facilitar a comunicação e gerenciar tarefas com um simples toque na tela.

Para dar um exemplo prático, podemos citar o APP Projetos, solução integradora entre projeto e obra oferecida gratuitamente para os usuários das plataformas Autodoc Projetos e Autodoc Projetos 4BIM. Capaz de  gerenciar  projetos e garantir a colaboração entre todos os envolvidos em tempo real, o aplicativo leva a consulta de arquivos para os smartphones dos usuários, conferindo acesso rápido às versões mais recentes dos projetos. Com esse tipo de solução baseado na nuvem, os projetos adquirem portabilidade, uma vez que passam a estar à mão do usuário sempre que ele precisar.

O desenvolvimento de aplicativos mobile, aliás, é um dos focos de atenção da Autodoc em 2022. A ideia é facilitar o trabalho e a interação entre os diferentes agentes que fazem uma obra, desde projetistas, equipes administrativas, pessoal de campo e fornecedores. Fique atento às nossas publicações para ficar por dentro das novidades!

Esse artigo foi útil para você? Não deixe de compartilhar suas impressões no espaço de comentários. 

Até breve!

Leia também

Autodoc lança APP Projetos para dar mais mobilidade aos canteiros de obras

Canteiros inteligentes: oportunidades e desafios para implantação

Autodoc

Author Autodoc

More posts by Autodoc

Leave a Reply