Skip to main content

Desde a compra do terreno à entrega do imóvel a seus proprietários, a construção de um empreendimento passa por uma série de etapas sequenciais importantes. Ao longo deste processo, para que tudo ocorra como o planejado, é fundamental haver uma gestão de projetos eficiente. Do sucesso deste gerenciamento depende a conclusão do projeto em conformidade com requisitos preestabelecidos de prazo, custo, qualidade e riscos.

As variáveis capazes de interferir na realização de uma obra adiciona ainda mais complexidade a essa atividade. Por isso mesmo, para as empresas da construção civil, tornou-se tão vital dispor de ferramentas colaborativas, capazes de transformar o processo de gestão em algo rápido, dinâmico e produtivo. Segundo dados do PMI (Project Management Institute), as organizações perdem quase 10% de cada dólar investido por conta da má gerência de projetos. 

Entre as soluções digitais capazes de oferecer propostas de valor atrativas do ponto de vista prático destacam-se o Autodoc Projetos e o Autodoc GD4. Com esse tipo de solução, o construtor tem mais tempo para se preocupar com o que é realmente importante para o seu negócio, ou seja, entregar obras de qualidade, no prazo e dentro do custo planejado.

Gestão ágil de projetos — Solução de Ged e CDE

O Autodoc Projetos é um Saas (software as a service) em nuvem com foco na pré-construção e com solução para colaboração on-line e coordenação dos projetos de edificações.  Ele opera como plataforma Ged (Gestão Eletrônica de Documentos) e CDE (Commun Document Environment), esta última voltada ao BIM. 

Com Autodoc Projetos, a empresa passa a ter uma solução completa para o seu processo de projetos, garantindo que todos os envolvidos ganhem mais agilidade e compartilhamento.

Mais de 3.500 construtoras e mais de 100 mil projetistas  são usuários desta plataforma.

Entre os benefícios proporcionados por Autodoc Projetos, destacam-se:

  • QR Code impresso nas cópias físicas de projeto — Permite saber quando o projeto foi recebido pelo destinatário e rastreá-lo facilmente em caso de necessidade de revisão, evitando retrabalhos e desperdício de recursos.
  • Mobilidade — Garante a todos os envolvidos acesso à última versão dos projetos através de smartphone ou tablet. Com isso, o usuário não precisa mais logar em um computador ou voltar para o escritório para ter acesso aos projetos.
  • Notificações personalizadas que podem ser configuradas para atender a diferentes processos de trabalho.
  • Fluxo de trabalho personalizado.
  • Economia em nuvem, já que os arquivos publicados são compactados em até 50% do seu tamanho original.
  • Ambiente preparado para receber arquivos em OpenBIM e/ou extensão .rvt.
  • Ferramentas para gestão de issues OpenBIM.
  • Gestão de permissionamento.
  • Viewer 2D e 3D.
  • Dashboards de controles e reports diários de notificações.

As empresas que utilizam Autodoc Projetos Ged e precisam de upgrade para o Autodoc Projetos CDE 4BIM contam com um atendimento ágil, que garante que os projetos estejam compartilhados em menos de quatro horas. 


Gestão otimizada e maior produtividade dos canteiros

O GD4 é uma ferramenta que traz uma nova realidade para os canteiros de obras. A partir dela, o fornecedor de serviço passa a interagir por meio do sistema no processo de validação da sua empresa e de toda a força de trabalho da sua equipe. A ferramenta auxilia as construtoras a reduzir riscos e a elevar controles de documentos que geram perdas de produtividade.

Com recursos de machine learning, GD4 é uma plataforma robusta que dispõe de alta tecnologia para checar alto volume de dados de múltiplas naturezas e interpretar essas informações de forma otimizada. 

 Entre os principais ganhos associados ao uso do GD4 é possível citar:

  • Redução de passivos trabalhistas — Garante que nenhum colaborador com irregularidades na documentação tenha acesso ao canteiro de obra.
  • Organização e centralização de registros — Permite acessar a qualquer momento o histórico individual do colaborador para consultar sua documentação completa, treinamentos de integração efetuados, etc.
  • Notificação de vencimentos — Proporciona controle total sobre o vencimento de toda a documentação legal e fiscal de obras, fornecedores e colaboradores.
  • Integração com catraca de acesso — Com o apoio da Internet das Coisas (IoT), condiciona a liberação dos trabalhadores ao canteiro de obras à verificação automática da documentação.
  • Ganho de produtividade — A força de trabalho não será parada por processos burocráticos que não cumprirem os requisitos de conformidade legal, segurança, qualidade e sustentabilidade.

Ficou interessado em conhecer mais sobre as soluções Autodoc? Agende uma demonstração! Nossos autodockers vão adorar apresentá-las.

Esse artigo foi útil para você? Não deixe de compartilhar suas impressões no espaço de comentários. 

Até a próxima!

Leia também: 

Autodoc

Author Autodoc

More posts by Autodoc

Leave a Reply