Skip to main content

Considerado uma evolução do código de barras, o QR Code (do inglês Quick Response Code) é um código bidimensional que consegue armazenar dados e pode ser facilmente escaneado por câmeras de smartphones. Essa tecnologia foi desenvolvida no Japão, nos anos 1990, para rastrear peças produzidas pela indústria automobilística. Desde então, ela tem tido múltiplas aplicações no varejo, no setor logístico e em outras indústrias. Na construção civil, as empresas têm encontrado nos QR Codes uma forma de dar agilidade e eficiência a diferentes processos.

Aplicações de QR Codes na construção civil

Por ser uma tecnologia de simples assimilação e baixo custo, os QR Codes têm se tornado cada vez mais comuns nos canteiros de obras. A principal aplicação dos códigos é para dar acessibilidade e celeridade à leitura de projetos. Nesses casos, os QR Codes impressos em etiquetas são colados em pontos estratégicos da obra, permitindo que qualquer usuário autorizado possa escaneá-lo diretamente de seu smartphone ou tablet.

A grande vantagem dessa solução é disponibilizar, diretamente nos locais de consumo, informação atualizada sobre os projetos, evitando retrabalhos provocados por consultas a versões defasadas. Plataformas desenvolvidas para atender o dinamismo da rotina nos canteiros já incorporam as funcionalidades dos QR Codes. Esse é o caso do App Projetos, extensão do sistema de gestão de projetos e colaboração Autodoc Projetos/Projetos 4BIM.

Outros usos dos QR Codes nos canteiros

Os exemplos de aplicações não ficam por aí. No Brasil, algumas construtoras têm melhorado a gestão de pessoas com a adoção de QR Codes fixados nos capacetes de colaboradores. 

A ideia é permitir identificar, durante visitas e auditorias, se os trabalhadores possuem os requisitos necessários para desempenhar determinadas atividades. Através da leitura do código, o encarregado da fiscalização consegue verificar se o trabalhador está com treinamentos, certificações e testes de saúde em dia. O App Fast Track, que integra a plataforma de gestão Autodoc GD4, oferece esse recurso.

Algumas construtoras têm aproveitado os QR Codes também para disseminar vídeos e conteúdos instrutivos para apoiar a execução de serviços críticos. 

Quando integrados a softwares de gestão de ativos, os QR Codes podem ser úteis, ainda, no rastreamento de objetos. As etiquetas podem ser aplicadas em ferramentas, equipamentos e consumíveis facilitando a identificação de cada item.

Saindo do canteiro, é possível encontrar outra aplicação interessante dos códigos bidimensionais em ações de marketing e de relacionamento com os clientes. Isso porque a tecnologia permite que o comprador de um imóvel na planta possa visualizar o andamento da obra, acessando imagens filmadas por drones, bem como projetos e documentos de sua unidade.

Mobilidade acompanhada de segurança

As aplicações dos QR Codes na construção são diversas. Mas vale lembrar que os códigos bidimensionais são apenas um veículo que conduz o usuário a determinado conteúdo alocado em um repositório. Muitas aplicações, inclusive, só se viabilizam com o apoio de um software que garanta as funcionalidades esperadas, assim como segurança. No caso do Autodoc Projetos, por exemplo, apenas o usuário com login e senha pré-cadastrados no App tem acesso ao documento via QR Code.

A Autodoc é parte da Ambar, o sistema operacional da nova construção civil. Ajudamos construtoras e incorporadoras a operar com mais eficiência e agilidade por meio de soluções tecnológicas presentes durante toda a jornada construtiva, do projeto à finalização da obra. Clique aqui para agendar uma demonstração e conhecer mais detalhes sobre as nossas soluções!

Autodoc

Author Autodoc

More posts by Autodoc

Leave a Reply