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Nos canteiros de obras, uma comunicação clara e assertiva é fundamental para evitar erros na execução das tarefas e retrabalhos. Ela também é importante para evitar desgastes nas relações pessoais e desmotivar os profissionais, impactando a produtividade e a qualidade dos serviços. 

Segundo dados do PMI (Project Management Institute), organizações com comunicação altamente eficaz concluem 80% dos projetos conforme os objetivos planejados. Esses resultados são 54% superiores aos registrados nas empresas que não se comunicam bem.

Embora seja reconhecidamente um fator de sucesso, a comunicação ainda é um desafio para muitas construtoras. Mas a combinação de boas práticas de gestão com a adoção das tecnologias certas pode melhorar o processo de troca de informações entre todos os agentes que atuam em um canteiro, dos operários, ao administrativo, passando por engenheiros, arquitetos e projetistas. 

Ficou interessado em saber como melhorar a comunicação nas obras? Listamos a seguir algumas ações que podem trazer resultados positivos. Confira:

1) Invista em ferramentas que garantam informações sempre atualizadas

Quem acompanha a rotina de obra sabe que muitas das falhas que motivam retrabalhos ocorrem por problemas no gerenciamento de revisões de projetos. Como garantir que todos tenham acesso às últimas versões dos projetos com agilidade? 

Já há softwares capazes de auxiliar essa tarefa. Um exemplo é o Autodoc Projetos A plataforma conta, inclusive, com um app para smartphone que permite acesso rápido e seguro às versões mais atualizadas dos projetos, seja por pavimento, seja por disciplina. 

Há, também, a possibilidade de instalação de QR Codes em pontos estratégicos das obras, para que todos tenham acesso rápido e simplificado às informações novas.

2) Dê atenção especial à comunicação entre canteiro e escritório

Grande parte das atividades que envolvem a construção de uma edificação ocorre nos canteiros, mas a maioria das decisões sobre planejamento, controle de orçamento e alocação de recursos acontece no escritório. Daí se tira a importância de haver uma sintonia fina entre esses dois ambientes. A colaboração à distância nem sempre é tarefa simples, mas ela também pode ser facilitada com o apoio de tecnologias diversas, de aplicativos móveis a ferramentas baseadas na web para uso no escritório.

3) Conscientize a liderança sobre a importância da comunicação

O sucesso da comunicação depende diretamente do engajamento dos líderes, sejam eles diretores, gerentes ou responsáveis técnicos. É fundamental que os gestores prezem pela efetividade da comunicação, criando um canal com seus funcionários, oferecendo oportunidades para sugestões, reclamações e dúvidas. 

Essa abertura, aliás, é imprescindível para empresas interessadas em inovar. Afinal, muitas novas ideias e práticas podem surgir a partir de sugestões e da vivência de quem está no “chão de obra”.

4) Valorize a sinalização no canteiro

A sinalização do canteiro é uma estratégia de comunicação que não pode ser negligenciada. Placas, avisos e quadros são instrumentos simples e eficazes para transmitir informações essenciais a todos, com clareza. Cuidado especial deve ser dado às áreas de risco e aos procedimentos de emergência, que precisam estar à vista de todos os colaboradores.

5) Faça reuniões objetivas

Uma prática salutar para o aprimoramento da comunicação é a realização de reuniões breves e periódicas sobre os temas críticos para a sequência das atividades. Mas para garantia de produtividade, é importante que antes de qualquer reunião haja definição do assunto a ser discutido e dos objetivos a serem alcançados, bem como das pessoas que precisam estar envolvidas.

Em especial para a segurança no trabalho, o Diálogo Diário de Segurança (DDS) é um excelente recurso para aprimorar as boas práticas de saúde, segurança e convivência. 

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