7 motivos para implementar o registro fotográfico de obra
Skip to main content

Saiba como uma estratégia simples como o registro fotográfico de obra pode fazer a diferença na construção do conhecimento dentro da construtora.

Se você trabalha com construção civil, deve saber da importância de investir em certas tecnologias inovadoras. No entanto, apesar desse assunto ser muito relevante, há algumas técnicas que são praticamente gratuitas, simples de realizar e que fazem uma enorme diferença. Uma delas é o registro fotográfico de obra.

Dado o tamanho de um projeto de engenharia, temos a tendência a acreditar que tudo é muito visível e que toda a evolução vai ser muito clara para quem acompanha o canteiro. No entanto, se não houver uma forma organizada de registro, muitas informações podem – e vão – se perder. 

O que é o registro fotográfico de obra?

O registro fotográfico de obra é uma prática que consiste na captura de imagens ao longo de diferentes fases do projeto. Basicamente, é como criar um álbum da evolução da construção com tudo que foi feito dos primeiros aos últimos dias de trabalho.

Antigamente, essa estratégia exigia uma câmera de alta tecnologia ou até mesmo um profissional qualificado e contratado para isso. Hoje em dia, no entanto, o avanço de dispositivos como smartphones permitiu que esse processo pudesse ser feito em poucos minutos e com aparelhos comuns entre quase todos os colaboradores.

Quais são os benefícios do registro fotográfico de obra?

Será que um registro fotográfico de obra serve apenas para mostrar o “antes e depois” de um terreno? Garantimos que com os cuidados adequados, ele pode ser muito mais do que isso. Confira a seguir os sete principais benefícios desse recurso:

1. Documentação Precisa do Progresso

A vantagem mais óbvia do registro fotográfico de obra não poderia ficar de fora dessa lista. É evidente que a documentação de progresso pode mostrar os avanços de todas as etapas da construção civil, materializando o formato de trabalho da sua empresa e servindo como base para eventuais melhorias. 

Além disso, é essencial para qualquer necessidade legal que envolva o seu projeto. Ele pode ser válido em auditorias, revisões e até disputas contratuais. Portanto, guarde essas imagens com cuidado.

2. Identificação de Desvios e Problemas 

Outro grande diferencial do registro fotográfico de obra é o poder comparativo que ele proporciona. Por exemplo: ao comparar uma foto real da obra com o que foi criado no planejamento inicial, é possível identificar atrasos no cronograma, sinais vermelhos na execução e até mesmo detalhes que não condizem com o orçamento previsto. 

Tendo essa facilidade e com o olhar atento de um bom líder da área, será possível detectar desafios ainda nas fases iniciais. Ao tomar uma decisão rápida, você pode mudar o rumo da história e trazer resultados bem mais promissores na próxima foto tirada.

3. Registro de Mudanças e Modificações 

Vamos supor que o seu projeto, que está perfeitamente alinhado a uma série de cálculos e estudos minuciosos, precise passar por um ajuste. Isso acontece e, quando feito com responsabilidade, pode até melhorar a entrega final. 

Entretanto, é imprescindível ter um registro sério e transparente acerca das escolhas tomadas, principalmente quando elas envolvem opiniões de terceiros. A ideia é mostrar como cada decisão interfere nas etapas do projeto, esclarecendo exatamente em que momento as coisas passaram por alterações.

4. Apoio a Relações Contratuais

Muitas pessoas estão envolvidas em um projeto de construção civil que, apesar de ser prático e depender muito do dia a dia no canteiro de obras, também tem um vínculo inquebrável com a parte burocrática e contratual. 

Uma vez que você cumpriu com a sua parte do projeto, saiba que é sua obrigação deixar isso documentado de maneira digitalizada. Tente introduzir o pensamento de que “algo só é realmente feito quando as imagens disso são capturadas” entre os seus funcionários.

Além disso, saiba que diferentes partes podem desenvolver registros fotográficos de obra paralelamente: isso é ótimo para os dois lados e deve ser estimulado.

Base para Treinamento e Aprendizado

Imagine que você quer treinar um novo time e mostrar alguns erros e acertos que a sua construtora teve no passado. Você tem duas opções: passar um bom tempo descrevendo a situação ou tentando simulá-la em uma apresentação ou apenas mostrar uma foto e ter uma assertividade muito maior.

Isso não se limita apenas aos colaboradores recentes: sempre que possível, você pode reunir grupos envolvidos em projetos finalizados e repensar decisões com base no que foi catalogado nas fotos.

Controle de Qualidade

Quando pensamos em fotos de uma construção, costumamos visualizar imóveis grandes e terrenos completos. No entanto, os detalhes e acabamentos também precisam estar guardados de maneira clara e visível.

Com isso, a revisão e o controle de qualidade não precisam ficar apenas nas visitas ao canteiro. É possível mostrar o andamento para grupos muito maiores e fazer comparações práticas com padrões pré-definidos.

Registro Histórico e Marketing

Falar de relatório fotográfico de obra  é falar também de valor histórico. Se você está criando grandes inovações, vai querer deixar isso acessível para eventuais consultas em qualquer momento oportuno.

Outra oportunidade é a de marketing, já que demonstrações visuais têm resultados excelentes entre clientes e investidores por mostrarem de um jeito muito literal o potencial do seu trabalho.

Quais são os passos para fazer o registro fotográfico de obra?

Apesar de ser fácil e prático, o registro fotográfico de obra não depende simplesmente de “tirar fotos de tempos em tempos”. Para que ele cumpra o seu papel, é necessário ter um planejamento sólido e uma estratégia consistente.

Lembramos que existem inúmeras lógicas que podem ser incluídas nessa captura de imagens. Portanto, o guia abaixo é apenas uma base para que você comece a implementá-lo na sua empresa com sucesso desde a primeira tentativa.

Abaixo você vai ter orientações sobre:

  1. Como defnir um plano de registro
  2. Como adquirir o equipamento adequado
  3. Como identificar pontos-chave
  4. Como começar desde o primeiro dia
  5. Como fotografar de diversos ângulos
  6. Como manter a consistência
  7. Como organizar as fotos
  8. Como utilizar softwares de edição
  9. como manter-se atualizado

1. Defina um plano de registro

Como foi comentado antes, não basta sair tirando fotos aleatoriamente. Comece definindo a periodicidade das fotos (que podem ser semanais, quinzenais, mensais, etc), os ângulos que serão capturados (isso é essencial para fazer comparações realistas) e os principais pontos de interesse para o registro.

2. Adquira o equipamento adequado

Hoje em dia, praticamente todos os smartphones oferecem boas lentes. Mas para o registro fotográfico de obra, isso é ainda mais importante. Se for necessário, cogite um curso para que a pessoa responsável aprimore suas habilidades e consiga ter boas noções de luz e foco.

3. Identifique pontos-chave

Se você participou de toda a concepção de uma planta, sabe quais são os detalhes mais relevantes dela. Divida suas fotos por categorias como estrutura, fundação, estrutura, rede elétrica e rede hidráulica. Lembre-se de mostrar a evolução de cada uma delas.

4. Comece desde o primeiro dia

Ousamos dizer que, de preferência, comece até “antes do início”. As preparações do terreno, escavações e fundações são fases cruciais da sua obra e não é necessário esperar até que o esqueleto do local esteja pronto para começar a mostrar todo o trabalho que tem sido executado.

5. Fotografe de diversos ângulos

Vamos supor que você tire fotos frequentes da sua rede elétrica. Quando surge uma necessidade de consultá-las, você finalmente se prepara para utilizar os seus registros. No entanto, ao visualizá-las, você percebe que só tirou fotos de frente e o ponto que você precisava verificar ficava na parte de trás da estrutura. Tirar fotos de vários ângulos vai garantir uma visão realmente ampla e completa para qualquer necessidade que possa surgir eventualmente.

6. Mantenha a consistência

Um erro comum no registro fotográfico de obras é tirar fotos de distâncias diferentes, em períodos aleatórios do dia e com câmeras variadas. É preciso ter consistência para que seja realmente possível fazer comparações justas: busque ter sempre as mesmas condições de luz e tempo.

7. Organize as fotos

Esse é, provavelmente, um dos tópicos mais cruciais dessa lista. Jogar todas as fotos em uma pasta com nomes aleatórios vai gerar confusão e perda de informações. Crie subpastas, nomeie as imagens e faça separações por cômodos, áreas e períodos.

8. Utilize Softwares de Edição

Caso perceba que as imagens não estão entregando o necessário, cogite corrigir imperfeições e dar destaque ao que é prioritário com softwares. Atenção: não faça nenhuma alteração que ignore a realidade. Isso é apenas para solucionar dificuldades técnicas.

9. Mantenha a atualização

Por fim, não deixe o seu projeto se perder. Insista em registros regulares e siga o planejamento com perfeição para aproveitar realmente tudo que esse recurso pode lhe proporcionar.

Dica bônus

Para terminar com ainda mais inspiração, trouxemos uma ferramenta que pode ser o grande diferencial do seu próximo projeto. Trata-se de um produto desenvolvido pela Autodoc, uma marca que é referência no ramo de tecnologia para construtoras.

Estamos falando do Diário de Obras: um software que reúne e organiza todas as etapas da sua obra em um aplicativo dinâmico e funcional. Se livre das tabelas demoradas e das folhas perdidas: faça sincronizações em tempo real e sem a necessidade de acesso à internet.

Fale conosco diretamente pelo WhatsApp!

Estamos disponíveis pelo WhatsApp. Escolha a opção que melhor se encaixa e vamos ajudá-lo!
icone vendas

Converse com Vendas

Estamos aqui para ajudar você a encontrar a solução perfeita para suas necessidades. Clique no botão abaixo para iniciar a conversa agora mesmo.

WhatsApp de Vendas

icone suporte

Converse com Suporte

Nossa equipe de suporte está pronta para ajudar a resolver qualquer problema ou responder suas perguntas. Clique no botão abaixo e vamos conversar!

WhatsApp de Suporte

Estamos passando por instabilidades que estão acarretando atrasos no envio das notas fiscais de serviços e boletos. Informamos que estamos trabalhando para uma solução definitiva.

Caso você não tenha recebido o link das notas fiscais e/ou boletos, aguarde o envio.

Em alguns casos, você poderá receber mais de um e-mail repetido. Por favor, desconsidere as informações duplicadas. Se você recebeu o e-mail com informações erradas, por favor, abra um chamado.

Suporte financeiro