Conheça os requisitos para uma gestão de alto nível no mercado de construção e aumente seu nível de produtividade!
Tem quem diga que o mercado de construção nunca muda. Para quem pensa assim, aí vai uma notícia importante: é hora de se atualizar. Um relatório da Global Construction 2023 indica que o setor de construção global deve crescer aproximadamente 35% até 2023.
Com tantas transformações, fica claro que muita coisa está prestes a se transformar. E a gestão de equipes é, com certeza, um dos principais pontos de atenção. Uma pesquisa da Deloitte comprovou que 89% dos líderes empresariais consideram a gestão de equipes uma das principais prioridades para o sucesso da empresa.
E isso vai muito além de ter um salário compatível com o mercado e oferecer benefícios: é preciso conhecer técnicas e ferramentas que vão otimizar a rotina dos seus colaboradores, gerando soluções práticas e que funcionem para todos os lados.
No mercado de construção, isso é ainda mais importante. Estamos falando de um segmento em que o quadro de funcionários trabalha diretamente com máquinas de grande porte, equipamentos perigosos e produções minuciosas. É sua obrigação garantir que tudo esteja propício ao aumento da segurança e qualidade de produção.
O que mudou na gestão para o mercado de construção?
Muito se fala sobre a modernização da gestão. Mas quais dessas transformações já aconteceram, quais são apenas projeções e como é possível se adaptar e prever tendências?
É impossível falar deste assunto sem citar a digitalização. Poucos clientes se sentem confortáveis para fechar negócios com construtoras que não tenham atualizado seus processos. E isso envolve a forma como o corpo de funcionários é gerido e acompanhado.
Mas nós falaremos um pouco mais sobre esse tema ao final deste artigo. Por enquanto, focar em um fator importante: o aumento da fiscalização e da regulamentação de direitos e deveres trabalhistas. Hoje em dia, existem níveis maiores de exigência em cuidados com as práticas de trabalho, bem como o aumento das penalidades em casos de falta de compromisso e responsabilidade.
Novas leis são apenas parte das mudanças às quais os gestores devem se atentar. Depois da pandemia de COVID-19, a relação das pessoas com os seus trabalhos foi drasticamente alterada, fazendo com que muitos profissionais entendessem a necessidade de seus empregadores de oferecer condições mais propícias.
E isso não é algo ruim. Muito pelo contrário: de acordo com uma pesquisa da Gallup, empresas com altos índices de engajamento dos funcionários são 21% mais lucrativas que empresas com baixos índices de engajamento.
Portanto, criar um ambiente de trabalho confortável e com a burocracia em dia depende de você. Mas não se preocupe: você não precisa fazer tudo isso sem ajuda. A seguir você encontrará algumas dicas práticas para alcançar essa nova realidade.
Práticas para melhorar sua gestão no mercado de construção.
A mudança na cultura de uma empresa não acontece de um dia para o outro. É preciso ter um plano contínuo, bem desenvolvido e com atualizações constantes. Ainda assim, tudo pode ser mais fácil do que você imagina.
Aqui vão algumas dicas para que você consiga otimizar seu estilo de gestão:
Desenvolvimento de um plano de capacitação e treinamento
Os treinamentos não devem ser enxergados como benefícios “extra”. Eles devem ser tratados como demandas frequentes. Além de proporcionar mais conhecimento ao seu time, isso também vai garantir que sua empresa esteja sempre atualizada com o que existe de melhor no mercado. Essa também é uma técnica excelente para aumentar a satisfação dos seus colaboradores e reter talentos.
Implementação de um programa de reconhecimento
Quando nos esforçamos, queremos ser reconhecidos. É por isso que os programas de reconhecimento são tão importantes. Elogios são válidos, mas não são suficientes a longo prazo. Tenha um plano eficiente de feedbacks e deixe sempre claro que está de olho nas inovações que a equipe vem trazendo.
Melhoria das condições de trabalho
Todos gostamos de trabalhar em um local com boa energia e que nos transmita segurança. Evite gerar uma competitividade desnecessária ou estressar as pessoas envolvidas. Afinal, seus funcionários trabalham com equipamentos perigosos e precisam estar sempre inteiramente concentrados. O setor de Recursos Humanos deve estar sempre implementando estratégias inteligentes, desde dinâmicas de integração até a ergonomia no local de trabalho.
Uso de tecnologias de gestão de mão de obra
Sem a tecnologia na construção civil, não vai dar certo. Já se foi o tempo em que isso era opcional. Hoje em dia, os canteiros de obras demandam plataformas digitais modernas para suprir a necessidade de cuidados com cada setor, colaborador e projeto. O controle de documentos e informações da equipe, por exemplo, deve estar sempre em dia. Ter uma gestão digital pode ajudar a evitar falhas e penalidades.
Estabelecimento de metas e objetivos claros
É preciso saber para onde ir. As metas e os objetivos de cada função da sua construtora devem ser reforçadas com frequência. Assim, todos vão entender exatamente qual é o papel deles e como eles podem contribuir para o crescimento. Quando uma pessoa evolui, a empresa ganha. E vice-versa!
Como posso equilibrar as necessidades da equipe com as de crescimento da empresa?
Nós começamos esse artigo falando que quem acredita que o mercado de construção civil não muda, está desatualizado. Mas aproveitamos para incluir outra afirmação: quem acha que não dá para aumentar a produtividade pensando em uma gestão mais eficiente, também ficou para trás.
Por muito tempo, o segmento de Recursos Humanos foi sinônimo de gastos: salários, passivos trabalhistas, equipamentos de segurança e muitos outros custos pareciam estar lá apenas como uma complicação.
Mas a verdade é que isso está longe de ser verdade. Conforme o tempo passou, ficou claro que o que gerava prejuízos não era a área de RH, e sim a falta de organização em relação aos processos de gestão do time.
Nós já falamos aqui no blog sobre alternativas para diminuir passivos trabalhistas na área de construção civil. E se você tiver interesse no assunto, vai perceber que o segredo não está em cortar equipes ou diminuir seus planos de expansão.
O truque está em pensar de maneira inteligente, integrando todos os aspectos legais, sociais e trabalhistas de sua obra para prever e evitar penalidades, reter talentos promissores para seguir com o seu padrão de qualidade e estar sempre de olho no que pode ser melhorado.
Parece muita coisa para resolver sozinho? Calma, não se preocupe. Ninguém espera que você consiga lidar com tudo isso sem ajuda. Na verdade, é exatamente o contrário. Tem alguém pronto para te dar uma força com tudo isso e mais um pouco. E esse alguém é a tecnologia.
A tecnologia na gestão eficaz para o mercado de construção civil.
Alguns tópicos atrás, citamos o impacto da tecnologia nas transformações do mercado de construção civil. E como combinado, é hora de finalmente falar desse assunto. A questão é que ele é tão relevante que merece um bloco inteiro dedicado apenas a ele.
Começamos rompendo com um pensamento que você provavelmente já teve ou ainda tem: o de que o canteiro de obras é um lugar prático e espontâneo, onde os colaboradores estão trabalhando pesado para garantir a qualidade do serviço. Então, como é possível introduzir uma tecnologia de ponta em um local onde os computadores são substituídos por serras e furadeiras?
A grande verdade é que um sistema de qualidade está presente em absolutamente todos os momentos da obra: do seu planejamento até a execução. A tecnologia deve ir além das projeções sofisticadas, chegando até o dia a dia do colaborador e facilitando a rotina de quem trabalha na construção, seja no escritório ou no canteiro.
Por exemplo: como seria sua vida se você tivesse uma plataforma que controla a entrada e saída de funcionários no prédio e que fosse capaz de indicar quando um deles estivesse com a documentação vencida?
Você com certeza economizaria um bom tempo de pesquisa manual e dinheiro que teria sido cobrado como penalidade se você tivesse deixado passar esse prazo. Isso sem contar na segurança que isso vai transmitir a todos que circulam no seu prédio.
É como se o seu setor de Recursos Humanos estivesse ganhando a ajuda de um supercomputador, capaz de entender e enxergar com clareza e em tempo real todas as demandas que o seu quadro de funcionários possui. Tudo isso com o diferencial de ser voltada ao mercado de construção.
Dando o primeiro passo para uma gestão mais eficaz.
Agora que você já teve contato com as tendências que surgiram para transformar o mercado de construção civil 2023, deve estar se perguntando por onde começar. E aí vai a nossa dica.
O primeiro passo é ter vontade de melhorar. Se você chegou até aqui, já cumpriu esse requisito. Agora é hora de olhar para a própria empresa e entender onde estão as suas principais demandas no que diz respeito a esse tema.
Uma vez que você identificá-las, é hora de falar com profissionais qualificados, que possuam tecnologias e expertise suficientes para te orientar. Nossa equipe se encaixa nesse perfil e está pronta para te ajudar com isso.
Precisou de ajuda? Não hesite em entrar em contato. Juntos, vamos levar a sua empresa à nova era do mercado de construção civil.