Você sabe que a construção civil é repleta de peculiaridades que tornam o gerenciamento de projetos especialmente desafiador. De forma simplificada, é preciso sincronizar recursos, pessoas e processos dinâmicos, além de atender a prazos exíguos, a orçamentos limitados e a padrões de qualidade pré-estabelecidos. 

A boa notícia é que os aplicativos de gestão de projetos vêm auxiliando a administração dessas dificuldades. Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Então, siga conosco:   

O que os apps de gestão de projetos fazem? 

Muitas razões explicam o interesse das empresas da construção pelos softwares de gerenciamento de projetos. Entre as mais importantes, podemos destacar:  

  1. Acompanhamento remoto. Em uma indústria na qual as atividades acontecem tanto no escritório, quanto no canteiro de obras, a mobilidade tem um alto valor. A possibilidade de as partes envolvidas terem acesso instantâneo a todas as informações do projeto, via smartphone ou tablet, permite corrigir erros com mais assertividade e velocidade. 
  2. Cumprimento do cronograma. Os atrasos estão entre os fatores que mais contribuem para os gastos extras em um projeto. Os aplicativos de gestão podem ajudar, seja criando linhas do tempo para controlar a execução de cada tarefa, seja gerando painéis interativos para visualizar o status geral do projeto. 
  3. Mais qualidade – O maior controle sobre os processos proporcionado pelos softwares de gestão leva a menos falhas e retrabalhos.

O que considerar na hora de escolher um aplicativo de gestão de projetos? 

Há várias tecnologias digitais para o gerenciamento de projetos na construção civil. Há desde soluções robustas, até alternativas mais leves, passando por aquelas desenvolvidas especificamente para as empresas da construção e soluções generalistas. 

Um ponto importante na hora de avaliar uma solução é verificar se ela se adapta às necessidades reais dos projetos da sua empresa. De maneira geral, dê preferência aos aplicativos com interface simples e intuitiva. Também é recomendável escolher uma solução que possa ser customizada para ajustar-se ao workflow da empresa. 

Outros fatores a serem analisados são:   

  • Custo – Softwares de gestão podem embutir muita inteligência e, obviamente, não são uma commoditie. Por isso, a comparação entre soluções deve ser cuidadosa. Um ponto que impacta o investimento na aquisição de licenças é se a solução é desenvolvida por empresa brasileira ou internacional. Lembre-se que soluções cotadas em dólar sofrem com as flutuações do câmbio. 
  • Especialização – O mercado oferece sistemas de gerenciamento adaptáveis a vários tipos de organizações e negócios. Só que algumas demandas específicas da construção civil podem não ser contempladas por esses produtos de vocação mais geral. Considere isso. Recorrer a um app especializado tende a ser mais vantajoso. 
  • Suporte técnico – A qualidade do suporte técnico oferecido ao cliente não pode ser negligenciada. Você sabe que mesmo a melhor das ferramentas está sujeita a enfrentar problemas de operação. Quando isso acontecer, é bom que o fornecedor seja capaz de oferecer uma resposta ágil e efetiva, em português, para não comprometer o andamento do projeto. 
  • Segurança – As informações contidas nos projetos são de alta confidencialidade. Portanto, é importante dispor de controle total sobre quem acessa cada um de seus diretórios, definindo permissões em cada nível da estrutura. 
  • Hospedagem em nuvem – A computação em nuvem permite o acesso remoto através de um navegador, estimula o trabalho colaborativo e assegura mais produtividade. Para aproveitar esse recurso com eficiência, vale verificar se o aplicativo fornece boa compactação dos arquivos. Isso garante menor uso do espaço em nuvem, reduzindo gastos.

Esse artigo foi útil para você? Não deixe de compartilhar suas impressões no espaço de comentários.  

Aproveito para convidá-lo a conhecer o Autodoc Projetos, solução de colaboração e gestão de projetos desenvolvida no Brasil sob medida para atender as necessidades da indústria da construção. Clique aqui se quiser saber mais.  

Até a próxima! 

LEIA TAMBÉM 

Gerenciamento de documentos: 8 dicas para implementar um processo eficaz 

Digitalização da gestão da qualidade na construção: veja por onde começar 

Saiba como as novas tecnologias podem proporcionar canteiros mais seguros

Webinar Autodoc – Qual o impacto da LGPD na construção civil? Descubra! É em 23/11 às 17h. Inscreva-se já!
Autodoc

Autor Autodoc

Mais posts de Autodoc

Join the discussion One Comment

Deixe um Comentário